Terapia por Ondas de Choque

O que é?

A Terapia por Ondas de Choque (TOC) é um método de tratamento de vários problemas musculares, articulares e ósseos. É realizada em consultório de forma não-invasiva e em geral requer poucas sessões.

A TOC consiste na aplicação de uma sequência de pulsos mecânicos sonoros de alta energia e alto gradiente de pressão sobre o local da lesão musculoesquelética. A energia que penetra no tecido lesionado provoca o fenômeno de cavitação (rompimento de microbolhas, com consequente microrrupturas locais). Isso gera reações bioquímicas intracelulares, aumento da vascularização, estímulo à produção e organização das fibras colágenas, liberação de elementos vasodilatadores locais, entre outros.

Por conta disso, os principais benefícios desta técnica são redução da dor, melhora da cicatrização, aprimoramento da circulação local e regeneração/cicatrização dos tecidos lesionados.



Assista ao vídeo explicativo e entenda mais sobre o tratamento.

Quais são as principais indicações?

Dor e/ou inflamação são as principais indicações para a Terapia Ondas de Choque, sobretudo aquelas lesões que estão demorando a responder a outros tratamentos convencionais.

Alguns exemplos:

  • Tendinite (ombro, patela, pata de ganso, calcâneo etc.);
  • Bursite (ombro e quadril);
  • Epicondilite (inflamação no cotovelo);
  • Fascite plantar;
  • Esporão de calcâneo;
  • Contratura muscular;
  • Distensão muscular;
  • Pontos gatilho;
  • Dor lombar e cervical.

Existem contraindicações?

O tratamento é muito seguro e possui poucas contraindicações, como Tumor maligno na área de tratamento e gravidez, se a área a ser tratada estiver próxima do feto.


A terapia com ondas de choque “dá choque”?

Não. O termo choque corresponde ao atrito que ocorre entre dois elementos do aparelho, que gera as ondas mecânicas que se propagarão para os tecidos do corpo humano. O paciente não tem a sensação de estar “levando choque”, mas sim de percussão/pressão sobre a área tratada, com maior ou menor intensidade e velocidade, dependendo da indicação. Na maioria dos casos O tratamento é indolor e causa pouco desconforto, tanto durante como após a aplicação.


A TOC substitui a fisioterapia?

Não. Apesar de alguns protocolos utilizarem apenas a TOC para tratar as lesões de músculos, articulações ou ossos, é importante manter o trabalho com seu fisioterapeuta, para que se alcancem resultados mais abrangentes e mais rápidos.


Qual a frequência e duração do tratamento com TOC?

Na maioria dos casos, são necessárias de 6 a 8 sessões para haver uma melhora importante do quadro, principalmente quando a TOC estiver associada a outros tipos de tratamento, como fisioterapia ou a prática de exercícios físicos. A frequência da aplicação das Ondas de Choque é de uma vez por semana e normalmente a sessão dura em torno de 15 a 20 minutos.



RAPHAEL ANDRADE
Para agendar uma consulta:

   (21) 99413-8204

   raphandrade@gmail.com